domingo, 8 de março de 2009

21 HORAS DE RESISTÊNCIA E OCUPAÇÃO NA UEPB

Estudantes da Residência Universitária da UEPB estiveram desde as 18 horas de quinta-feira (05 de março de 2009), acampados no gabinete da Reitoria. Mobilizados contra o agravamento das questões relacionadas à alimentação e a sumária expulsão de cerca de 20 estudantes, com base em supostas infrações previstas no regimento interno aprovado sem discussão com os residentes.


A Residência da UEPB, atualmente localizada a Rua Marechal De

odoro da Fonseca, 581, Bairro do Prato, em Campina Grande-PB, enfrenta sérios problemas, desde sua fundação (2005), tais como: duas mudanças de casa, para necessidades básicas (banheiros, sala de estudos e vivência); fornecimento de alimentação de má qualidade, fornecida pelo restaurante universitário (terceirizado e de custo alto). Além dessas questões, apresentadas em manifesto divulgado durante a ocupação, os estudantes questionam as péssimas relações que vêem sido mantidas com a administração universitária, principalmente no que diz respeito às relações com a Prefeitura Universitária.


Os estudantes ocuparam a reitoria até as 11 horas e 30 minutos desta sexta-feira (06 de março de 2009), quando conseguiram realizar uma reunião com a Magnífica Reitora da UEPB (Marlene Alves Souza Luna). Nesta reunião, que durou cerca de 2 horas, os estudantes obtiveram: a revogação do comunicado de expulsão dos estudantes ofendidos; a desvinculação da administração da Prefeitura Universitária junto a Residência Universitária, que passou a ser vinculada ao PROEG (Pró-Reitoria da Graduação); em relação às questões que dizem respeito à alimentação, estão sendo analisadas duas propostas: o recebimento de R$ 7,00 (sete reais) por dia [proposta da Reitoria] e a dos estudantes de fazer a alimentação dentro da própria residência [proposta dos Residentes]. Além desses encaminhamentos, o regimento da residência aprovado, será rediscutido por ambas as partes.



Patrícia Ribeiro

Nenhum comentário: