Repensando em mais uma discussão, com um professor de teoria da comunicação, esta semana, refleti sobre como estamos teorisando sobre nossa realidade. Como disse, SÓ teorisando. A verdade é que a maioria dos professores universitários e ficam somente nessa lógica da teorisação academicista. Fogem da prática, como o diabo foge da cruz (se acreditarmos que "diabos" existem). Teorisando, sem querer teorisar, a questão é a seguinte: ouvi do tal professor, a humanidade tem um princípio maior que impera e impede a consolidação do sistema socialista (ou mesmo do comunismo): a necessidade de "PODER". O sentimento do "poder", de um indivíduo ser superior a outro, faz com que sempre haja guerras e lutas para disputar uma determinada hegemonia.Na discussão questionei que até parecia que sempre foi assim, é como se o capitalismo sempre existisse, sempre existiu e sempre existirá. É como se todas a humanidade soubesse da realidade. Todo ser humano sabe o que é e como funciona o sistema capitalista. E ainda assim, todo pobre, trabalhador, mendigo, analfabeto, escravo, indío, estudante..., aceitasse viver nesse sistema. Ou seja, nós ELEGEMOS o sistema capitalista, foi uma escolha NOSSA, uma OPÇÃO.
Essa forma de pensamento é muito cômoda. Eu estou bem, tenho MEU carro, MINHA casa, MEU cartão de crédito, e por isso estou bem vivendo nesse sistema, TODOS também deveriam ficar! TODOS podem ter isso. Basta se dedicar, se esforçar e ter esperança.
Melhor viver nessa maravilhosa sociedade "democrática" que viver numa "ditadura socialista". Ou você acha que as pessoas que vivem em CUBA estão felizes?
http://www.youtube.com/watch?v=U2Rzrd32waI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FFpKgYwA4fQ
http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/especiais/cuba-fidel/201cos-cubanos-querem-aprimorar-o-sistema-socialista-e-nao-renega-lo201d-diz-frei-betto/?searchterm=cuba
O certo é que NÓS somos felizes com o sistema "democrático" e de desigualdade capitalista!
http://www.youtube.com/watch?v=FFpKgYwA4fQ
http://www.youtube.com/watch?v=quc4S_y5YAI
Patrícia Ribeiro
Militante
Nenhum comentário:
Postar um comentário