Decisão da categoria, confirmada ontem, atinge bancos públicos e privados de todo o país
Funcionários da Caixa, Banco do Brasil, Banrisul e bancos privados entram em greve a partir de hoje por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite dessa terça-feira em assembleias realizadas por 20 sindicatos de diversas regiões do Estado. A paralisação, que segue o movimento nacional da categoria, deve ser confirmada em outras oito cidades gaúchas ainda nesta quarta-feira.
Com a decisão dos bancários, nenhum serviço deverá ser oferecido nas agências bancárias – exceto o autoatendimento nos caixas eletrônicos. As opções para transações como depósito, saque e pagamento de contas são também os correspodentes bancários, lotéricas e internet.
O diretor de organização da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras no Estado (Fetrafi-RS), Arnoni Hanke, acredita que a paralisação terá forte adesão dos cerca de 26 mil funcionários de 1,5 mil agências em todo o Estado.
— Infelizmente a greve é o único instrumento de reivindicação da categoria — apontou Hanke.
Os bancários rejeitaram a proposta de 4,29% de reajuste apresentada pela Fenaban. Entre as reivindicações, estão o reajuste de 11%, valorização dos pisos, fim das metas consideradas abusivas e segurança contra assaltos e sequestros.
Por sua vez, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) promete buscar meios legais para manter as agências abertas.
Sindicatos que decidiram pela greve
Alegrete, Bento Gonçalves, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Horizontina, Ijuí, Litoram Norte, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, Santo Ângelo, São Gabriel, Vale do Caí e Vale do Paranhana.
Sindicatos que realizam assembleia hoje
Bagé, Cachoeira do Sul, Erechim, Rio Grande, Santa Rosa, São Borja, Soledade e Vacaria.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Economia&newsID=a3056805.xml
Nenhum comentário:
Postar um comentário