sábado, 2 de agosto de 2008

Famílias Sem Terra são despejadas no Paraná

No início da manhã de ontem (01/08/08), por volta das 7 horas da manhã, cerca 200 de homens da Polícia Militar iniciaram o despejo de 40 famílias do acampamento Teixeirinha, antiga Chácara São Francisco II, em Ponta Grossa.

Houve uma tentativa de negociação por parte das famílias, que solicitaram tempo para fazer a colheita das lavouras. No entanto, a Polícia Militar não aceitou e prendeu o Sem Terra Célio Rodrigues, que pariticipava das negociações, alegando perturbação da ordem pública. Célio foi liberado após o termino do despejo.

Segundo depoimento dos Sem Terra, algumas famílias foram intimidadas pelos polícias, que não permitiram a desmontagem dos barracos. “A polícia disse que depois iria queimar nossos barracos”. Está é a terceira ação de despejo que as famílias sofrem no local, devido as reintegrações de posses concedidas ao ex-Tenente Coronel da Polícia Militar Valdir Copetti Neves, que grilou uma área pública da Embrapa e pleiteia uma ação de usucapião da área, na justiça.

Neves foi preso no dia 05 de abril de 2005, pela Polícia Federal, acusado de contrabando uma quadrilha de trágico internacional de armas, e uma milícia armada que realizava despejos forçados em acampamentos do MST, sem ordem judicial.

A Chácara São Francisco II foi ocupada pela primeira vez em junho de 2004. O primeiro despejo ocorreu no dia 05 de março de 2005, por uma milícia armada, comanda por Neves. Em Seguida as famílias reocuparam a área e em 5 de maio de 2006 foram despejadas novamente.

Nenhum comentário: